quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília – UnB
Instituto de Artes – IDA
Turma: ArV3
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Tutora: Cecília Mori Cruz
Discente: Gleiz Maria Ferreira Lopes
Assunto: Resenha sobre o filme O Show de Truman

O filme o Show de Truman, do diretor Peter Weir, é uma crítica aos programas de TV que usam as pessoas como objetos de propriedade própria. Nos mostra de maneira dramática e ao mesmo tempo divertido o que as pessoas são capazes para ter dinheiro e fama.
O filme é na realidade um grande reality show como o Big Brother Brasil, porém com algumas diferenças. No Big Brother Brasil os participantes sabem exatamente o que vai acontecer, ou seja, sabem da existência das câmeras e que seus atos estão sendo vistos por muitos telespectadores. Enquanto Truman foi vítima do poder da mídia. Teve sua vida exposta desde seu nascimento, tornando-se propriedade privada de uma emissora de televisão, sem ter tido o direito de escolher.
Truman era um vendedor de seguros, tinha sua própria casa e esposa, Morava em uma cidade pacata, onde nada de diferente e novo acontecia, as pessoas e situações se repetiam todos os dias. Sua vida era um show continuo de televisão.
Como todo ser humano é dotado de sonhos e desejos. Truman decidiu que iria jogar tudo para o alto, que mudaria de vida e de cidade. Foi quando percebeu que algo estranho estava acontecendo. Começou a observar às pessoas, as coisas, a forma como tudo acontecia. Então foi quando a criatura voltou-se contra seu criador, resolveu fazer diferente.
Como a mídia tem o poder de convencimento, o diretor do programa utilizou de meios tecnológicos para manter o controle de sua criatura e mantê-la presa naquele mundo imaginário, como fez durante 30 anos, criando o medo da água (mar) e que jamais se livraria do trauma sofrido.
Os meios de comunicação conseguem convencer as pessoas de que a realidade é plausível, não havendo necessidades de mudanças, pois a vida já é perfeita.
No filme, o marketing e o merchandising estavam presentes, pois não deixavam de registrar nenhum passo do grande astro, em virtude da existência de diversas câmeras espalhadas pelas ruas, para que não fosse perdida nenhuma imagem, até mesmo quando Truman entrava no supermercado e comprava alguma coisa a marca do produto era sempre divulgada.
Portanto, a mídia tem poder de convencimento em massa e como ela faz uma pessoa sair do anonimato e se torna celebridade instantânea.

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